A Suframa visitou nesta terça-feira (29) a fábrica da Brady Corporation no Polo Industrial de Manaus (PIM), situada no bairro Distrito Industrial I, na zona Sul de Manaus. O grupo, de origem norte-americana, desenvolve, fabrica e comercializa soluções completas que promovem a segurança e a produtividade, incluindo etiquetas, leitores, dispositivos de segurança, sistemas de impressão e softwares de alto desempenho.
A Brady Corporation atua na Zona Franca de Manaus desde 2002, quando estabeleceu uma unidade fabril originalmente na Avenida Solimões. Em meados de 2021, a empresa inaugurou a nova planta, que funciona na Avenida Abiurana. A unidade da Brady no PIM é especializada na produção de etiquetas personalizadas de alta performance e em peças técnicas die-cut, direcionadas principalmente a clientes dos segmentos de Duas Rodas, Eletrônico e Linha Branca. A fábrica possui certificações como a norma ISO 9001:2015, RoHS (que analisa e certifica o produto) e UL (que analisa e certifica processos e produtos).
A comitiva da Autarquia na visita foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva; pelo superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar; pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; pelo superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; pelo gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel; pelo administrador da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Adamilton Mourão; e pelo coordenador do Programa Prioritário da Indústria 4.0 pelo CITs, Alberjan Pinto. Os representantes da Suframa foram recebidos pelo diretor-presidente da Operação do Brasil, Luiz Foloni, e pelo gerente de Manufatura, Daniel Oliveira.
O diretor-presidente Luiz Foloni destacou as contribuições da planta de Manaus—em sinergia com outra unidade implantada em São Paulo—para as operações do grupo no país. “Nossa unidade em Manaus atua há mais de 20 anos convertendo materiais para as indústrias eletrônica, automotiva e linha branca. Focamos em produtos de identificação personalizados e de alto desempenho, atendendo a requisitos específicos dos clientes”, afirmou Foloni. “Atualmente, operamos em um turno, mas estamos observando um crescimento significativo e temos planos de expansão e atualização tecnológica. Nossos produtos atendem ao mercado nacional e estamos explorando oportunidades no México e nos Estados Unidos”, reforçou.
O superintendente Bosco Saraiva comentou que a alta capacidade de inovação apresentada pelo grupo Brady, com destaque para investimentos significativos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), pode impactar positivamente o ambiente de negócios do PIM. “O grupo Brady tem uma ampla atuação global e está se consolidando cada vez mais aqui na Zona Franca de Manaus. Portanto, estamos atentos aos passos da empresa e à disposição para colaborar na ampliação das suas operações, principalmente no que diz respeito aos investimentos da Lei de Informática e à geração de empregos”, afirmou Saraiva.
Fotos: Suframa/Divulgação