Quinze servidores de unidades regionais da Suframa que participam, em Manaus, da quarta edição das “Semanas de Integração e Capacitação dos Servidores das Regionais” visitaram, nesta sexta-feira, (25) a fábrica da BIC da Amazônia e as instalações da FPFtech. As visitas marcaram também a abertura da programação de 2025 do Programa “Zona Franca de Portas Abertas”.
Os servidores envolvidos nas visitas atuam pela Autarquia nos estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amapá e estão na capital amazonense com o objetivo de trocar experiências e aprimorar conhecimentos sobre temas estratégicos envolvendo o projeto Zona Franca de Manaus (ZFM). Além das visitas técnicas desta sexta-feira, também participarão, até o dia 30 de abril, de uma programação envolvendo palestras, oficinais e ações de integração com unidades locais.
Visitas
Na BIC da Amazônia, os servidores tiveram a oportunidade de conhecer as linhas de produção de barbeadores, isqueiros e canetas, bem como receber informações sobre as certificações ambientais já alcançadas pela empresa. Destaca-se que a BIC foi uma das primeiras empresas a aderirem à iniciativa “ZFM+ESG”, organizada pela Suframa em parceria com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), e que busca disseminar boas práticas de sociais, ambientais e de governança corporativa na região.
Já nas instalações da FPFtech, os servidores assistiram a uma apresentação institucional para conhecer a evolução da instituição desde a sua criação, na década de 1990, e também visitaram salas de aulas e laboratórios, incluindo o Espaço Coworking da Positivo Lab.
De acordo com o servidor Antomar Ramos, da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (RO), o curso de capacitação e integração está sendo uma oportunidade ímpar para interagir com seus colegas de trabalho e conhecer novas realidades. “Fomos na fábrica da BIC e agora estamos aqui na FPFtech. Para mim é tudo uma novidade sair de um local de trabalho onde não existe essas fábricas, não existe esse avanço. Então é a primeira vez que eu venho em Manaus e estou conhecendo o polo industrial. Vou voltar com uma nova entendimento e sou muito grato por essa oportunidade”, afirmou Ramos.
Já a servidora Ana Maria Marinho, da Coordenação Regional de Porto Velho, disse também estar muito grata com a oportunidade. “Em nome dos servidores das unidades regionais, de um modo geral, quero agradecer pelas visitas realizadas hoje à BIC e à FPFtech e destacar que foi uma oportunidade muito valiosa para nós, para o nosso conhecimento e para a troca de experiências”, ressaltou Marinho.
Fotos: Rosângela Alanís/Suframa