O último dia do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (Congepdec) foi marcado por uma visita técnica à comunidade do Janauari, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), onde os gestores participantes conheceram de perto o projeto “Água Boa”. A visita teve como objetivo apresentar práticas bem-sucedidas de abastecimento e tratamento de água em áreas de difícil acesso, reforçando o compromisso com a dignidade e qualidade de vida dos ribeirinhos.
A iniciativa tem garantido o acesso à água potável para comunidades ribeirinhas e indígenas, reforçando o compromisso da Defesa Civil com a dignidade e a saúde das populações tradicionais.
“A visita ao projeto Água Boa mostra, na prática, como é possível transformar realidades com ações simples e eficazes. Esse é o tipo de política pública que precisa ser replicada e fortalecida”, destacou o coronel Francisco Máximo, secretário da Defesa Civil do Amazonas.
Representando a Defesa Civil do Rio Grande do Norte, o tenente-coronel Fonseca também elogiou a iniciativa. “O projeto Água Boa é um exemplo claro de como a tecnologia social pode mudar vidas. Levo essa experiência como referência para pensarmos em soluções semelhantes no semiárido nordestino”, disse.
O encerramento do Congepdec aconteceu no hall do Centro Cultural Palácio da Justiça do Amazonas, em uma cerimônia que reuniu coordenadores e secretários estaduais de defesa civil de todo o país.
Na ocasião, foram entregues as medalhas do Congepdec, em reconhecimento às boas práticas e contribuições à gestão de riscos e desastres, além da medalha Dra. Rosemary Costa Pinto, concedida a gestores que se destacaram na defesa da vida e na promoção de políticas públicas de proteção civil.
“O congresso cumpriu seu papel de promover o intercâmbio de experiências entre os estados e fortalecer a atuação da defesa civil como política de Estado. Saímos daqui ainda mais preparados para enfrentar os desafios que virão”, afirmou o coronel Henguel Pereira, presidente do Congepdec.
O evento consolidou-se como um marco para a integração entre as defesas civis de todo o país, promovendo conhecimento, reconhecimento e o fortalecimento das ações voltadas à proteção da população.
Fotos: Lucas Monteiro/Defesa Civil do Amazonas