Na madrugada desta sexta-feira, 25/4, a avenida Brasil foi palco de uma grande operação de limpeza promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Mais de cem garis participaram da força-tarefa, executando serviços de capinação, varrição, raspagem e recolhimento de resíduos, como parte da preparação para o aniversário de 61 anos do bairro localizado na zona Oeste.
A avenida Brasil não é apenas a principal artéria viária da região — ela também abriga a sede do Governo do Estado do Amazonas, da Prefeitura de Manaus e da própria Semulsp, o que reforça sua relevância urbanística, política e simbólica para a cidade.
A ação é apenas o início de um amplo mutirão que irá alcançar todos os becos, ruas e vielas da Compensa, incluindo a limpeza e desassoreamento completo do igarapé do Franco, que atravessa o bairro. Segundo o secretário da Semulsp, Sabá Reis, a iniciativa busca devolver à população um ambiente mais limpo, digno e saudável.
“Por orientação do prefeito David Almeida, vamos cuidar da Compensa com o carinho que esse bairro merece. Estamos entrando em todos os espaços, com serviços que vão da capinação à recuperação de meios-fios e, principalmente, preparando um grande presente para a comunidade: a entrega da nova lagoa da Compensa”, afirmou Sabá Reis.
Lagoa da Compensa
Símbolo histórico e ponto de encontro da comunidade, a lagoa da Compensa, que abriga uma das principais estações de bombeamento de águas pluviais da cidade, está passando por um processo de revitalização completo, coordenado pela Semulsp. A entrega está prevista para ocorrer durante o período de festividades do aniversário do bairro.
O espaço, que antes sofria com o abandono e a poluição, está sendo despoluído e requalificado para se transformar em um verdadeiro cartão-postal da zona Oeste. O novo projeto contempla diversas atrações, que vão transformar o local em um verdadeiro centro de lazer e convivência: quadra poliesportiva, pista de caminhada, academia ao ar livre, píer com pedalinhos, praça molhada, jardins ornamentais e um charmoso lago com patos, gansos e marrecos.
Além de promover o lazer e o bem-estar, o espaço também será uma importante referência ambiental e educativa para a comunidade. A lagoa, que sempre teve papel estratégico no escoamento das águas da Compensa, agora ganhará nova vida como espaço público de convivência.
Raízes fortes e vida comunitária ativa
Com mais de 65 mil moradores, a Compensa é um dos bairros mais populosos e tradicionais de Manaus. Localizado às margens do rio Negro, a região é cercada por igarapés, áreas verdes e equipamentos urbanos importantes, como o Terminal de Integração 2 e a ponte Rio Negro, que liga Manaus à região do Baixo Solimões.
Ao longo dos anos, o bairro se destacou por sua vida comunitária intensa, identidade cultural marcante e por abrigar um povo batalhador, que participa ativamente da vida política e social da cidade. As ações da Prefeitura de Manaus vêm ao encontro dessa história de luta, buscando valorizar o território e seus moradores.
“A Compensa é mais do que um bairro, é uma força viva da cidade. Esse conjunto de ações é um tributo à sua história e ao povo que aqui vive. O prefeito David Almeida não está medindo esforços para fazer dessa celebração um marco de transformação urbana e cidadania”, finalizou o secretário Sabá Reis.
Fotos: Alex Melo / Semulsp