Idosos moradores da comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona Oeste, participaram de uma atividade em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, promovida por profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus, na manhã desta sexta-feira, 25/4. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação incluiu relatos de vivências dos idosos, apresentações culturais, exibição de artesanato, ao lado da oferta de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia.
Realizada na Maloca dos Povos Indígenas, a atividade integra as ações do projeto Bühkürã Ekatiri Mahsã, conduzido pelas equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, vinculada ao Distrito de Saúde (Disa) Oeste, com apoio dos núcleos de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis e de Atenção à Saúde do Idoso. O projeto, cujo nome na língua tukano significa “Idosos Felizes”, é voltado à promoção da saúde dos idosos da comunidade indígena e entorno.
A técnica responsável pelos programas de Saúde Indígena e Saúde do Idoso no Disa Oeste, assistente social Graciete Carvalho, relata que as atividades do projeto nesta edição foram diferenciadas, abrindo espaço para relatos de vivências dos idosos indígenas, nas língua tukano e tuyuca, mostra de artesanato com demonstração prática da produção de enfeites e outros itens, e apresentação cultural da dança cariçu.
“Toda a programação foi alusiva ao Dia dos Povos Indígenas. Foi um momento de valorização e reconhecimento da importância dessas populações”, assinalou a servidora.
De acordo com o coordenador do Bühkürã Ekatiri Mahsã – Idosos Felizes, fisioterapeuta Paulo André Chaves, o projeto tem atualmente 82 participantes cadastrados, incluindo povos de 13 etnias moradores do Parque das Tribos. Na celebração, ele conta, o grupo compartilhou histórias da vida nas aldeias e na cidade.
“Nesse encontro buscamos conhecer mais sobre eles, que falaram de suas culturas, de suas vidas nas aldeias, antes da vinda para Manaus, da diferença da vida na cidade. Fiquei muito feliz, foi um momento enriquecedor e engrandecedor, de muito aprendizado”, declarou.
A programação na Maloca das Tribos iniciou às 7h30, com a oferta de aferição de pressão arterial e glicemia, acolhida com músicas indígenas e café da manhã com iguarias típicas. Após a roda de conversa com os idosos, houve apresentação de cânticos e danças tradicionais, com a participação de membros da comunidade, e oficinas de artesanato. Um ritual de gratidão marcou o encerramento do encontro.
Iniciativa
Desenvolvido pelas equipes da USF Parque das Tribos desde maio de 2023, o projeto Bühkürã Ekatiri Mahsã – Idosos Felizes é voltado à promoção da saúde de idosos da comunidade, por meio de exercícios físicos, avaliação médica, monitoramento da pressão arterial e glicemia e ações de educação em saúde, entre outras atividades.
Inicialmente composto apenas de idosos indígenas, o grupo hoje acolhe também usuários não indígenas de outras comunidades da região do Tarumã-Açu, entre elas Cidade das Luzes e Cristo-Rei.
As atividades do projeto acontecem semanalmente, sempre às sextas-feiras, na Maloca dos Povos Indígenas, na rua Rio Purus, no Parque das Tribos.
Reconhecimento
O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, reconhecendo os direitos e valorizando a diversidade, a riqueza cultural e a história dos povos originários do Brasil.
A data comemorativa foi instituída em 1943, então como Dia do Índio, tendo recebido a denominação atual por meio da Lei 14.402, de 8 de julho de 2022.
Texto: Jony Clay Borges / Semsa
Fotos: Divulgação / Semsa